Pular para o conteúdo principal

Postagens

helvetica

    aqui nesse texto há algo que fala sem dizer de onde. se diz suporte.     na leitura do texto, há além do texto ou antes dele as imagens que somos capazes decifrar como palavras, imagem transubstancializada em sons mentais.     então quando olhamos o texto, as imagens-tipo nos convidam ou não, nos confortam ou não, com sua personalidade-traço.     não há neutralidade nesse processo de apreensão, o tipo além de suporte da palavra compõe com ela essa música que paira em nossa cabeça.     se déssemos alguns passos atrás em nossas histórias individuais, lembraríamos, como é que o mundo se parece a quem não sabe ler?     então poderíamos sentir o stress de uma palavra, ou a segurança que pré-silabicamente elas implicam por sua forma.

pôster complexo

diálogo: casa da glória e herman hertzberger

Os espaços e lugares são um convite à reflexão da criação, da produção de espaços. As "Lições de arquitetura" de Herman Hertzberger passam por diversos conceitos que, espacializados, se abrem em maior ou menor grau a ocupação e o uso. O espaço é responsável, na medida em que responde, e essa responsabilidade é recíproca, espaço e habitantes se respondem e é na medida da resposta que o espaço é apreensível. Não é portanto uma materialidade absoluta, mas depende da interpretação de quem interage. Se não é sozinhas que produzimos os espaços, como futuras arquitetas daremos à eles a forma, as estruturas mínimas. A Casa da Glória, em Diamantina, Minas Gerais, começou a ser construída em 1775 e ao longo do tempo os usos que teve foram os mais diversos na vida da cidade. Uma estrutura que em sua constância é capaz de absorver a mudança. "a urdidura estabelece o ordenamento básico do  tecido e, ao fazê-lo cria a oportunidade para que se consiga a maior variedade e colo...

casa da glória, fotos da maquete virtual

casa da glória, fotos da maquete física

casa da glória, vídeo de maquete virtual

criação de espaço no sketchup

sombra e luz

 vídeo de modelagem no SketchUp
composições inspiradas no hall da escola de arquitetura e no museu de arte da pampulha
László Moholy-Nagy
fotos com sombra
composição com ferramentas do photoshop   ferramentas de seleção e ajustes   ferramentas de seleção e edição
visita à Pampulha, Museu de Arte da Pampulha
colagem e distorção
escola de arquitetura da UFMG
camadas de um objeto

objetos que nos representam

i. desenho cego  ii. contorno iii. contorno da composição iv. desenho livre da composição
Às periferias antropófagas  "Possa o vídeo ser a cobra de outro éden que nos anuncia um outro mundo"¹, que não está dado. Se o Brasil é mesmo o paraíso como pensavam os portugueses quando aqui saltaram de suas naves, esse paraíso contém além da cobra que traz as novidades, seres muito humanos que se comem, se devoram. E é nesse processo antropofágico que se fazem, incorporando as melhores partes do outro, numa costura do corpo. Engolir do inimigo suas qualidades é subversivo. Como é subversivo imaginar um corpo que coexista em dimensões virtuais, materiais, semi-materiais; é esse corpo o nosso trabalho, ou o espaço a ser habitado por esse novo-corpo. Corpo que "tantos níveis de sinais que lê e segue inteir[o]"¹, inteiro, mas não o mesmo. 1 - Citações da música de Caetano Veloso, "Santa Clara, padroeira da televisão" (1991)